Projeto de Design de produto para renovação da vitrine de cartões do banco santander com foco no aumento de aquisição dos produtos oferecidos, fidelização dos clientes existes, atração de público segmentado e incremento da base de dados.
Em uma pesquisa feita com clientes do banco, foi apurado que na jornada de contratação de cartão de crédito, a Vitrine de Cartões é o primeiro passo em comum; e a passagem do primeiro passo para o segundo, é de apenas 35% em média, ou seja, mais de 60% dos clientes abandonam a jornada sem ao menos verificar o segundo passo, ou receber uma proposta adequada.
Estes dados levantaram hipóteses quanto as opções apresentadas, dificuldade de acesso às informações e outras questões.
A pesquisa desenvolvida pela equipe de UX Research do banco Santander, desenvolveu insights valiosos sobre a percepção do usuário frente a oferta de cartões disponibilizados para cada público abordado, e ainda, levantou sugestões de melhorias amplamente discutidas com as demais equipes de UX.
As questões abaixo foram o ponto de partida de um extenso trabalho de análise e investigação.
Alguns dos insights revelados abaixo contempla a vitrine externa e interna do banco.
Alguns dos exemplos abaixo foram extraídos da pesquisa de mercado frente a concorrência. A oferta de cartões e produtos similares, de bancos físicos e digitais, financeiras e bancos de investimentos, foram considerados nas propostas de estudos e Design do produto final.
Os estudos abaixo foram desenvolvidos com liberdade de criação e exploração de novas ideias. As sugestões não refletem a posição do banco, mas levaram em consideração aspectos do Design System e foram apresentadas exclusivamente para discutir possibilidades da vitrine de cartões.
Algumas propostas de aplicação:
A proposta final levou em consideração o feedback de várias pessoas de equipes diferentes com as quais havia relacionamento direto ou indireto com o produto. O consenso se reflete na sugestão abaixo.
Propostas de aplicação:
Este foi um projeto bastante desafiador e de grande aprendizado onde houve interação com diversas equipes, muito estudo, entendimento e avaliação constante de todas as áreas envolvidas com a vintrine de cartões. O resultado foram inúmeras ideias que geraram reflexões e possibilidades.